A convecção acontece na matéria em movimento. Quando um líquido ou gás é aquecido, sua densidade diminui e a tendência é subir para a atmosfera, enquanto a parte da substância que não estava em contato com a fonte de calor continua com a mesma densidade e tende a descer. Desse modo, forma-se uma corrente por convecção. Ao esquentar água numa panela, por exemplo, haverá uma diferença de temperatura entre a parte da água mais próxima da fonte de calor e a que está mais afastada. A água aquecida tem densidade menor e sobe, e a parte da água que está em cima desce, num ciclo ininterrupto. Se a chama continuar acessa, começa-se a notar a formação de bolhas e o movimento mais rápido e desordenado da água, à medida que a temperatura aumenta. Ocorre então a ebulição e, durante esse processo, a temperatura permanece constante.
No interior da geladeira há corrente de convecção, pois os alimentos (temperatura maior) vão perdendo calor para o interior da geladeira (temperatura menor). Assim, ao perderem calor, diminuem a temperatura. O ar quente ao redor dos alimentos sobe por convecção e empurra o ar frio para baixo para estabelecer o equilíbrio térmico (mesma temperatura interna). Quando se abre a geladeira, o ar em seu interior é mais frio do que o ar do ambiente e desce.
A convecção ocorre nos fluidos (líquidos e gases) e não no vácuo. Na convecção ocorre transporte de matéria e energia, em função da diferença de densidade entre os fluidos quente e frio, que se processa preferencialmente na vertical.
Fonte: Apostila Dom Bosco
Nenhum comentário:
Postar um comentário