Uma vez que os fenômenos da termologia são interpretados pelo grau de agitação térmica de átomos ou moléculas de um corpo, é conveniente relembrar os estados físicos que ela pode apresentar.
Sempre que se fala nos estados físicos da matéria, pensa-se em sólido, líquido e gasoso. O que normalmente não se percebe é que, para cada estado físico de uma substancia, estão associadas quantidades diferentes de energia.
No estado sólido há pouca mobilidade dos constituintes da matéria e, consequentemente, menor energia associada a ele. Em líquidos há maior mobilidade dos constituintes da matéria e, portanto, maior energia que no estado sólido. No estado gasoso os constituintes da matéria ocupam todo o volume que os contém. O gás apresenta mobilidade bem maior, cujas restrições estão apenas nas colisões entre partículas e nas colisões das partículas com as paredes do recipiente.
Mudança de Estado Físico:
Quando se aquece um sólido, transfere-se energia térmica para ele. Essa energia faz a temperatura elevar-se até o sólido começar a derreter. Enquanto houver duas fases de matéria (sólida e líquida), a temperatura não se modifica. Somente após o derretimento completo do corpo ocorre novo acréscimo de temperatura. Caso a transferência de energia térmica para o corpo continue, sua temperatura eleva-se até o líquido transformar-se em vapor. Retirando-se energia térmica do corpo, no estado gasoso, obtém-se o processo inverso. Cada processo que envolve mudança de estado físico recebe uma denominação:
Gabriella Eduarda Jacomel - 25 - 2C - Batel
Fonte: Apostila Dom Bosco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário