Você já reparou que entre os azulejos da cozinha, do banheiro, etc., há um espaço entre um e outro? Qual é o motivo disso?
Quando a pessoa assenta os azulejos, deve deixar certo espaço entre eles, porque ocorre aumento de temperatura, por exemplo, na mudança de inverno para verão. Sem o espaço, o azulejo pode trincar, em razão da dilatação térmica.
Dilatação térmica é o aumento do comprimento, superfície ou volume de um corpo, por meio do aumento de temperatura.
Cada material tem maior ou menor facilidade para dilatar-se. A propriedade que mostra essa diferença é o coeficiente de dilatação, uma constante que representa a dilatação sofrida pelo corpo por unidade de comprimento e temperatura.
O aumento de temperatura dilata as dimensões dos corpos e substâncias. Os gases, quando submetidos ao calor, se expandem mais do que os sólidos e líquidos.
Todos os corpos existentes na natureza, sólidos, líquidos ou gasosos, quando em processo de aquecimento ou resfriamento, ficam sujeitos à dilatação ou contração térmica. O processo de contração e dilatação térmica dos corpos ocorre em virtude do aumento ou diminuição do grau de agitação das moléculas que constituem os corpos. Ao aquecer um corpo, por exemplo, ocorrerá um aumento na distancia entre suas moléculas em conseqüência da elevação do grau de agitação das mesmas. Esse espaçamento maior entre elas se manifesta através da expansão das dimensões do corpo, as quais podem ocorrer de três formas: linear, superficial e volumétrica. O contrário ocorre quando os corpos são resfriados. Ao acontecer isso, as distancias entre as moléculas são diminuídas e em conseqüência disso há diminuição nas dimensões do corpo.
Gabriella Eduarda Jacomel - 25 - 2C - Batel
Fonte: Apostila Dom Bosco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário