quarta-feira, 6 de abril de 2011

PROPAGAÇÃO DE CALOR POR CONDUÇÃO - Transferência de calor através de materiais

Condução é o processo pelo qual a energia se propaga por meio de choques entre moléculas sem o transporte de matéria. Acontece principalmente com sólidos.
A condução acontece quando o calor é transmitido através de um sólido, por exemplo: colocar no fogo uma panela de metal com cabo metálico. Mesmo não estando em contato direto com o fogo, o cabo da panela também se aquece. Ao receber calor, as partículas que compõem o fundo da panela passam a ter maior energia cinética e, com isso, agitam-se. A agitação das partículas faz umas colidirem com as outras e, assim, todas as partículas da panela têm sua energia cinética aumentada. Como a temperatura é tão maior quanto maior a energia cinética das partículas, algum tempo após o contato com o fogo, não só o fundo da panela estará aquecido, mas a panela inteira.
            A condução aconteceria, também, se o cabo da panela fosse de madeira ou de plástico. Nos metais, porém, a condução do calor ocorre mais facilmente, por isso eles são bons condutores. Madeira e plástico são maus condutores de calor. Essa diferença, “bons” ou “maus” condutores de calor, está no coeficiente de condutibilidade térmica, que indica a capacidade de condução do calor. Essa distinção explica o porquê de, ao tocar um objeto metálico, tem-se a sensação de frio, ao passo que não se experimenta o mesmo com um objeto de madeira, ambos à mesma temperatura. A diferença não é de temperatura, mas de sensação, em virtude de as condutibilidades térmicas dos materiais serem diferentes.
            A grandeza física que indica se uma substancia conduz bem ou mal o calor é a condutividade térmica.


Gabriella Eduarda Jacomel - 25 - 2C - Batel

Fonte: Apostila Dom Bosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário