Propriedade de um mineral em ficar com sua superfície carregada elétricamente quando é submetido a uma pressão nos extremos de seus eixos cristalográficos, ou vice versa, de sofrer pequenas mundanças de volume quando lhe é aplicada uma voltagem elétrica. Descoberta em 1880 pelos físicos franceses Pierre Curie e seu irmão Paul Jacques Curie, a piezoeletricidade, passou a ter um uso grande nos laboratórios e na indústria, como sensor (transdutor) de pressão e como calibrador da frequência de elementos oscilantes, na medida que uma voltagem aplicada a um cristal piezoelétrico, provoca sua dilatação e contração segundo a polaridade da corrente (oscilação).
Certos minerais tem a caracteristíca de gerar eletricidade quando submetido a uma pressão em seus extremos de eixos cristalográficos e vice versa, ou seja, de sofrer pequenas mundanças de volume quando lhe é aplicada uma voltagem elétrica. A piezoeletricidade, tem grande uso nos laboratórios e na indústria, como sensor (transdutor) de pressão e como calibrador da frequência de elementos oscilantes, na medida que uma voltagem aplicada a um cristal piezoelétrico, provoca sua dilatação e contração segundo a polaridade da corrente (oscilação).
Dentre as muitas aplicações da piezoeletricidade temos:
- Osciladores para relógio a quartzo
- Produção ou detecção de som (sonar)
- Ultrasonografia médica
- Microbalanças, à base de cristal de quartzo, capaz de pesar massa de até 0,1 nanograma
- Microfones
- Produção de faísca em acendedores,
- Controles remotos para aparelhos eletrônicos
- Detectores de ondas em radar ultrasensíveis
- Espectrofotômetros
Resumo:
Piezoeletricidade é a capacidade de alguns cristais gerarem corrente elétrica por resposta a uma pressão mecânica. O efeito piezoelétrico é reversível pois os cristais piezoelétricos, quando sujeitos a uma voltagem externa, podem sofrer variações de formas. Exemplos de transformações mecânico-elétrica: Medidor de pressão. Exemplos de transformações eletrico-mecânica: Banho de ultra-som. Ou seja, a piezoeletricidade é uma maneira muito interessante de gerar energia, pois com pequenos esforços, praticamente imperceptiveis, podemos gerar uma eletricidade da qual nem nos damos conta.
Yago Schmmit - 55 - 2 ano C
Nenhum comentário:
Postar um comentário