Na natureza existem cristais que possuem um efeito especial, efeito piezo-elétrico, que ao serem pressionados por uma força mecânica produzem cargas em suas superfícies, as cargas produzidas são proporcionais a força mecânica que age sobre os cristais. O maior exemplo natural desses cristais é o quartzo, mas hoje também é bastante utilizado o tetanato de bário ou zirconato de chumbo.
Uma forma muito interessante de uso desses cristais é a produção de energia elétrica através da energia mecânica exercida por carros sobre um piso. Onde ao passar sobre uma placa de cerâmica, o automóvel estimula a produção de energia elétrica, podendo, com essa energia, alimentar semáforos, placas das ruas, postes.
Para a implantação desses piezoeletricos nas ruas cientistas da Unesp têm pesquisado sobre a construção de sensores de radiação e umidade de solo. Estes dispositivos também podem ser encontrados na natureza sob a forma de cristais de quartzo, mas poder sintetizá-los artificialmente permitiria um uso em escala industrial para um projeto tão amplo. Nos estudos, os pesquisadores utilizavam materiais importados, quando tiveram a idéia de buscar materiais nacionais com propriedades semelhantes. O grupo de estudo conseguiu, então, desenvolver um material de nanopartículas chamado titanato zirconato de chumbo (PZT) através de um processo químico. Disposto em formato de filmes, estes compósitos cerâmicos nanométricos não precisam ficar expostos na superfície do sólo, o que implica na possibilidade de uso em condições mais severas, como temperaturas elevadas, abaixo de 0ºC e de inundação. A geração da energia se daria por uma pressão intermitente no material, exercida pelos pneus, ou pelas passadas dos pedestres, causando uma deformação no material que é responsável pelo desprendimento de cargas elétricas. Quanto maior a massa sobre os sensores piezoelétricos, maior a energia emitida por eles.
Espero que esta tecnologia ganhe as nossas ruas pois assim teremos uma iluminação mais eficiente e menos onerosa.
Outras formas de se utilizar a energia obtida pelos piezelétricos é utilizar o material piezoelétrico na sola de sapatos acoplados a dispositivos que permitam recarregar celulares, entro do próprio automóvel, onde este material poderia ser aplicado em conjunto com amortecedores e outras peças móveis para poupar o motor do veículo, atualmente responsável pela geração de energia do sistema elétrico, que lhe rouba alguns cavalos, shoppings centers poderiam utilizar pisos especiais que transformassem os passos dos frequentadores em energia para iluminar os corredores.
Felipe Reinhardt de Azevedo - 19 - 2 ano C.
Referência:
Nenhum comentário:
Postar um comentário