domingo, 29 de maio de 2011

Balada gera energia a partir da dança das pessoas na pista

                 Acredite ou não, esse não é a primeira vez que usam um piso para gerar energia com as pisadas das pessoas, mas parece ser o primeiro a emplacar no Reino Unido. Na casa Club4Climate, em Londres, o projeto já funciona na prática. A casa destaca a preservação ao meio ambiente.

                Como se vê na imagem acima, a pista de dança gera energia usando um piso preparado (piezoelétrica). Conforme as pessoas pulam e batem o pé sobre a pista, o sistema transforma a energia mecânica das pessoas em elétrica através de cristais de quartzo e cerâmica, e armazena a energia em baterias. Boa parte da energia do clube é garantida, desde que a música não pare.
                 A aplicação é prática tecnologicamente. Seria apenas questão de tempo até que alguns empreendedores de casas noturnas combinassem um piso desses com um piso LED, gerando animações e efeitos coloridos no chão conforme a dança, e ainda por cima gerando energia elétrica, economizando o gasto de outras fontes.

Resumo:

         A casa Club4Climate, em Londres, também adotou o sistema de trasformação de energia cinética em eletricidade, através do uso de materiais piezoelétricos.

Gabriella Eduarda Jacomel - 25 - 2 ano C

Nenhum comentário:

Postar um comentário